Ilhas da Ria Formosa – capítulo XIII

O décimo terceiro e último troço foi de Cacela até à Manta Rota.

A imagem seguinte contém o percurso registado pela aplicação Highway Star que desenvolvi para o sistema operativo Android.

O ficheiro KML do percurso está aqui: RiaFormosa-cap13.kml

Ilhas-mapa-13

Início: 27-09-2015, 11:02
Velocidade média: 3.981 km/h
Tempo: 00h 30m 38.596s
Espaço: 2.033 km

À medida que me aproximada do final, o número de pessoas na praia ia aumentando. Desde uma praia quase deserta no início até um areal altamente povoado no fim, mas com umas dunas quase despovoadas a lembrarem que as pessoas vão, mas a natureza fica.

MantaRota-01

O último quilómetro foi feito no meio de dezenas de banhistas, de início, e centenas, já no fim. Foi a praia mais concorrida de todas do percurso. Para mim não foi surpresa. A Manta Rota sempre foi a praia do povo, a praia com mais fácil acesso de todas as que percorri. A Armona e a Fuzeta também costumam ter muita gente, mas no fim de setembro, a frequência dos barcos já não é a mesma que no meio do verão. Além disso, cheguei à Manta Rota, às 11h30m de domingo, num dia de sol e temperatura elevada.

Todos em fato de banho e eu vestido da cabeça aos pés, protegido do sol, e com uma prancha de bodyboard debaixo do braço, num dia com uma ondulação marítima de vinte centímetros. Devia parecer o bobo da praia.

MantaRota-02

Assim que saí da areia, fotografei-me junto ao letreiro que anuncia o nome da praia, para provar que tinha conseguido chegar ao fim.

MantaRota-03

Deixe uma resposta